Do Básico ao Avançado
Home  Tutoriais  Artigos  Contato

Como imprimir a borda inferior da página no Word 2007?

Como Imprimir a Borda Inferior da Página no Word 2007 é a dificuldade de muitos usuários do Microsoft Word.

Muitos deles me questionam querendo saber como fazer para que as bordas colocadas num documento sejam todas impressas, pois, o que geralmente acontece é que a maioria dos usuários sabem inserir bordas na página, porém, ao imprimir o documento, as bordas das margens superior, esquerda e direita são impressas e a inferior não, ficando a página impressa com apenas três bordas.

Neste tutorial mostrarei passo a passo como imprimir a borda inferior da página no Word.

1º Passo:

Abra um documento em branco. Na guia Layout da Página no Grupo Configurar página clique na setinha que aparece no lado direito na parte inferior do grupo para mostrar a caixa de diálogo Configurar Página. Observe na imagem:

Configurar Página

Na caixa de Diálogo Configurar Página na guia Margens, pode ser atribuído o tamanho das margens:

a. Superior 3 cm

b. Inferior 2 cm

c. Esquerda 3 cm

d. Direita 2 cm

Além destas 4 opção de margens há mais uma, Medianiz, cuja maioria das pessoas não sabem para que serve. A Medianiz tem como função atribuir um espaço extra ainda no trabalho para acomodar a encadernação, ou seja, além da margem de 3 cm, é atribuído ainda mais um espaço, tal espaço poderá receber por exemplo um espiral, quanto maior o espiral utilizado para encadernaçãomaior terá que ser o espaço da medianiz. Veja mais sobre margens de Medianiz em Como configurar as margens de Medianiz.

A orientação deverá ser mantida como Retrato, que fará com que o layout da página fique com a disposição vertical.

A opção Várias páginas deve ser mantida como normal, pois caso esta opção seja alterada mudará a forma de impressão do documento.

Para continuar configurando a página você deverá clicar na Guia Papel, será escolhido o tipo do papel a ser impresso o trabalho, o papel padrão é tipo A4, porém as opções apresentadas na opção Tamanho do Papel dependerá da impressora instalada no computador. Caso não exista a opção A4, você poderá atribuir a largura e altura do papel manualmente. A largura deve ser de 21 cm e a Altura de 29,7 cm.

Observe a figura:

Configurar Página

Após fazer as configurações das margens clique em OK.

2º Passo:

Na guia Layout da Página no Grupo Plano de Fundo da Página clique em Bordas de Página.

Bordas da Página

Na Caixa de Diálogo Bordas de Página acione a guia Bordas da página e faça a seguinte configuração para o nosso exemplo:

Em definição selecione a opção Caixa

Em Estilo selecione a primeira opção

Na opção cor pode deixá-lo como automático.

Como nosso exemplo só tem uma página deixe a opção Aplicar a como Documento Inteiro

Bordas e Sombreamento

Até aqui tudo bem. Se clicarmos no botão OK nossa página já estará com as bordas, porém ocorrerá aquela falha ao imprimir. Na visualização tudo parece normal, mas, ao imprimir fica faltando a borda inferior.

Vamos resolver isso.

Na guia Layout da Página no Grupo Plano de Fundo da Página clique em Bordas de Página e na Caixa de Diálogo Bordas de Página acione a guia Bordas da página e clique no Botão Opções...

Borda da Página

Surgirá a seguinte tela. Mantenha as configurações das margens superior, inferior, esquerda e direita como estão. Na opção Medir a partir de selecione a opção Texto. Clique no botão OK.

Opções de Borda e Sombreamento

Prontinho. Agora todas as bordas serão impressas.

Veja como ficou o resultado final.

Bordas

Considerações finais: Sempre que utilizar bordas em um documento procure configurar as margens com medida acima 1,5 cm, isso porque as maiorias das impressoras possuem por configuração padrão essa medida. Medidas abaixo de 1,5 cm podem não ser impressas. Neste exemplo utilizamos apenas uma página, porém se você quiser inserir bordas em uma ou mais páginas de um documento com muitas páginas você deve trabalhar com Seção e Quebra de Seção.




Formação Pacote Office



eBook Word 2010 VBA

Política de Privacidade  |   © 2013 Tutoriais Word - Todos os direitos reservados