Como Criar Índice no Word.
Como Criar Índice no Word de forma correta é o questionamento de muitos usuários. Neste tutorial você aprenderá que o Microsoft Word possui um recurso que gera automaticamente um índice (sumário), já com a numeração de página correspondente. Para fazer uso desse recurso tão útil é necessário preparar o texto utilizando os Estilos de Títulos.
Para entender melhor vamos a um exemplo prático.
Observe a imagem com o texto:
![Texto Texto](Como-criar-Indice-no-Word-2007-arquivos/image001.jpg)
Preparando o texto
Neste exemplo iremos especificar o Título 1 para os Títulos e o Título 2 para os Subtítulos.
Quando você cria um índice analítico, o Word procura pelos títulos especificados, classifica-os por nível de título e exibe o índice analítico no documento.
Para aplicar os Estilos aos Títulos e Subtítulos do documento siga os passos abaixo:
1- Selecione o primeiro Título do texto, como mostra a imagem abaixo:
![Criar índice no Word Criar índice no Word](Como-criar-Indice-no-Word-2007-arquivos/image002.jpg)
2- Em seguida na Guia Início, no Grupo Estilo clique em Título 1.
![Estilo Título 1 Estilo Título 1](Como-criar-Indice-no-Word-2007-arquivos/image003.jpg)
3- Selecione agora o Subtítulo, como mostra a imagem abaixo:
![Criar índice no Word Criar índice no Word](Como-criar-Indice-no-Word-2007-arquivos/image004.jpg)
4- Acione a Guia Início novamente e no Grupo Estilo clique em Título 2.
![Estilo Título 2 Estilo Título 2](Como-criar-Indice-no-Word-2007-arquivos/image005.jpg)
OBS:Repita os passos 1 e 2 para todos os demais Títulos e os passos 3 e 4 para os demais Subtítulos.
Gerando o Índice (Sumário)
O recurso para criação de Índice (Sumário) é encontrado dentro da Guia Referências no Grupo Sumário.
![Criando um Índice no Word Criando um Índice no Word](Como-criar-Indice-no-Word-2007-arquivos/image010.jpg)
Como foram especificados apenas dois Títulos, podemos usar as seguintes opções: Sumário Automático 1 ou Sumário Automático 2.
Neste exemplo vamos clicar em Sumário Automático 2.
![Criar índice Criar índice](Como-criar-Indice-no-Word-2007-arquivos/image011.jpg)
Eis o resultado:
![Índice Índice](Como-criar-Indice-no-Word-2007-arquivos/image012.jpg)
Se tivéssemos utilizados mais de três níveis de Títulos ou se quiséssemos alterar algumas configurações do Sumário teríamos que clicar na opção Inserir Sumário...
![Inserir Sumário](Como-criar-Indice-no-Word-2007-arquivos/image013.jpg)
Na caixa de diálogo Sumário podemos fazer algumas alterações, como: Mostrar ou não o número de páginas, selecionar um tipo de preenchimento de tabulação, usar ou não hiperlinks em vez de números de página, especificar a quantidade de níveis que serão mostrados, etc.
![Sumário Sumário](Como-criar-Indice-no-Word-2007-arquivos/image014.jpg)
Neste exemplo selecionamos as opções Mostrar números de página, Alinhar números de páginas à direita, Preenchimento da tabulação com pontos (........), Usar hiperlinks em vez de números de página, Mostrar 3 níveis.
Eis o resultado:
![Índice Índice](Como-criar-Indice-no-Word-2007-arquivos/image015.jpg)
Considerações Finais: Na caixa de diálogo Sumário é configurado o Sumário. Segundo as normas ABNT para os trabalhos acadêmicos devem-se manter as configurações padrão.
Caso haja qualquer alteração no trabalho que comprometa a disposição das páginas ou caso seja adicionados novos tópicos, o sumário não precisa ser refeito este pode ser apenas atualizado através da Opção Atualizar Campos.
Para utilizar a opção atualizar campos deve-se clicar em cima do Índice com o botão direito do mouse e escolher a opção Atualizar Campo.
Será mostrado um caixa de diálogo com duas opções: Atualizar apenas o número das páginas ou atualizar o índice inteiro, sendo que a opção deve ser escolhida conforme a necessidade do momento.